Quando os meses mais quentes se aproximam, muitas mulheres se inspiram na beleza de Gisele Bündchen. Ícone do verão e referência absoluta de naturalidade, a supermodelo brasileira é a personificação do visual “garota do sol”.
Além do bronzeado dourado e da pele iluminada, o cabelo também exerce um papel fundamental nessa imagem: ondas largas e levemente desalinhadas, textura praiana e uma paleta de loiros e caramelos perfeitamente equilibrada.
Embora pareça que Gisele passe os dias em praias desertas, o visual aparentemente simples é, na verdade, fruto de um trabalho técnico e bem planejado. O responsável pela coloração natural e sofisticada da top é Bernardo Vasconcelos, fundador do badalado salão BCO, em Londres. Reconhecido por atender outras estrelas brasileiras, como Adriana Lima, Alessandra Ambrosio e Izabel Goulart, Vasconcelos revela os bastidores por trás da beleza dos fios de Gisele.
“No Brasil, fazemos algo único para cada cliente, é por isso que a técnica parece tão natural”, conta o colorista. “Você nunca verá loiras ou morenas no meu salão; em vez disso, você verá diferentes tons surgindo no cabelo, o que cria um efeito natural. É um cabelo radiante, natural, sexy e sem esforço", acrescentou à Vogue UK.
A busca pelo tom ideal, segundo ele, passa por entender o perfil de cada cliente. “Se for algo que não combina com sua pele ou tipo de cabelo, eu não faço. Seu cabelo também precisa se adequar ao seu estilo de vida, então eu procuro entender se você é o tipo de garota que vai ao salão para fazer escova toda semana ou se é mais provável que venha me ver a cada seis meses. Se for o último caso, criamos uma cor que dura muito tempo, mas continua com aparência natural”, afirma.
Sua técnica valoriza a leveza e o bom senso. Ao invés de recorrer a procedimentos pesados, Vasconcelos prefere aplicar a coloração à mão livre, também conhecida como free hand, com foco mínimo no uso de descolorante.
“Tudo o que você coloca no cabelo da cliente que parece muito áspero ou muito artificial não favorece e faz com que ela pareça mais velha, ou como se estivesse se esforçando demais para alcançar aquele visual. O cabelo ficará mais saudável se você usar menos papel-alumínio”, explica.
Um dos detalhes mais visíveis no look de Gisele são as mechas mais claras ao redor do rosto, uma técnica estratégica para iluminar a pele e destacar os traços. “Trazer mais brilho à pele” é o objetivo, segundo ele, mas sempre com naturalidade como palavra-chave.
Para quem deseja copiar o visual da top model, o colorista dá um conselho direto: evite pedir apenas uma balayage tradicional. “Às vezes, você fica superloira e o cabelo fica seco, então meu conselho é pedir um look bronzeado, sempre", completou.
player2